" />

Panhard EBR veículo blindado de reconhecimento

O Panhard EBR foi um veículo blindado de reconhecimento sobre rodas desenvolvido na França após a Segunda Guerra Mundial. Foi equipado com um canhão de 75 mm e torre oscilante. Foram construídos 1200 unidades operadas por vários países sendo utilizado em combate.

Quer Fazer Parte de Nossa Lista VIP?
Preencha o formulário ao lado e faça parte de nossa lista VIP e receba as atualizações diretamente no seu e-mail.

Desenvolvimento

O trabalho de desenvolvimento do Panhard EBR (Engin Blindé de Reconnaissance – veículo blindado de reconhecimento) começou em 1937 com o protótipo de avaliação sendo produzido em 1939, visando a substituição do Panhard 178. As configurações do projeto eram de um veículo com tração 8×8 e uma torre equipada com uma arma principal de 25 mm com uma arma secundária de 7,5 mm alojada na lateral da torre de forma coaxial.

Este modelo, conhecido como modelo 201, tinha um perfil baixo, com 1,80 de altura, que era excelente para missões de reconhecimento em posições camufladas. O modelo 201 chegou a receber o pedido de 600 unidades que nunca foram construídas a tempo, com a Segunda Guerra Mundial em curso, sendo que o protótipo conseguiu ser evacuado para o Norte da África evitando sua captura e sendo destruído em seguida.

Após a guerra a Panhard voltou suas atenções para o desenvolvimento do 201, que serviu de base para o surgimento de um veículo maior o modelo 212. O novo veículo herdou as principais características do modelo 201.

Entre as principais características do Panhard EBR destaca-se as oito rodas distribuídas em quatro eixos ao longo do casco. As rodas dianteiras e traseiras eram revestidas de borracha enquanto as quatro rodas centrais eram totalmente metálicas. Essa configuração permitia que o veículo trafegasse em estradas com as quatro rodas centrais metálicas levantadas. As rodas metálicas eram acionadas em terrenos irregulares e também com lama de forma a fornecer energia adicional na tração reduzindo a pressão do veículo no chão.

Imagens da miniatura do Panhard EBR em escala 1:72. CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR A GALERIA.

O comprimento do veículo permitiu que dois motoristas fossem adicionados ao veículo, um em cada extremidade. Essa configuração permitia uma fuga da zona de combate sem a necessidade de manobra no Panhard EBR, bastando apenas acionar um interruptor para mudar a direção de controle do veículo da parte dianteira para a parte traseira. O Panhard EBR trafegava com a mesma velocidade nos dois sentidos.

A torre foi instalada no meio do veículo tendo como arma principal um canhão de 75 mm, SA49, podendo girar em 360°. Apesar do casco ser relativamente leve a torre pode ser montada.

Contudo a produção do veículo só teria início após a Segunda Guerra Mundial, o Panhard teve como concorrente o projeto Hotchkiss, este sendo 6×6. O exército francês optou pelo Panhard, batizando de Panhard EBR.

Tripulação

A tripulação era composta de quatro pessoas, sendo dois pilotos acomodados nas extremidades do veículo, um comandante e o artilheiro.

Motor

O Panhard EBR é impulsionado por um motor Panhard 12h 6000S de 12 cilindros movido a gasolina com refrigeração líquida desenvolvendo 200 cv de potência. A tração esta nas oito rodas dando uma velocidade máxima em estradas de 65 milhas por hora com um alcance de 354 milhas. O sistema de transmissão era montada em série com duas caixas com quatro ligações cada uma, totalizando 16 velocidades nos dois sentidos.

O motor foi instalado abaixo da torre e sua manutenção requeria a remoção de toda a torre tornando o processo de manutenção complexo.

Conheça outros Carros de Combate franceses lendo os artigos abaixo:

Armamento

Quando o exército francês começou a receber o Panhard EBR estes foram inicialmente equipados com a torre FL-10, menor e sem a proteção traseira do sistema da peça principal, com o armamento principal composto de um canhão curto SA-49 de 75 mm.

Pouco tempo depois o Panhard EBR recebeu uma nova torre com um canhão de alta velocidade baseado no modelo que equipava o carro de combate PzKpfw-V, Panther, tratava-se da torre FL-11 que também equipou o carro de combate leve AMX-13.

A nova configuração com um canhão de 75 mm mais longo dava ao Panhard EBR um poder de fogo maior, contudo, o surgimento de novos carros de combate do exército vermelho logo tornaria o veículo francês obsoleto. A alternativa adotada foi a conversão de quase toda a frota do Panhard EBR com uma torre FL-11 equipada com um canhão F2 de 90 mm.

Imagens da miniatura do Panhard EBR ao lado outros aviões e outros carros de combate. CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR NA GALERIA.

Quer ler os artigos sobre as miniaturas dos Carros de Combate que estão nas imagens acima juntas com o Panhard EBR? É só clicar nos links abaixo.

Quer ler os artigos sobre as miniaturas dos Aviões de Combate que estão nas imagens acima juntos com o Panhard EBR? É só clicar nos links abaixo.

Essa alteração entrou em vigor no final da década de 50 e mesmo com uma menor velocidade o novo canhão de 90 mm tinha a vantagem do maior calibre.

O armamento secundário era composto por três ou quatro metralhadoras, sendo que uma era coaxial, outras duas utilizadas por cada motorista e outra utilizada pelo comandante da viatura. Inicialmente o armamento utilizado eram as metralhadoras MAC 34 Reibel de 7,5 mm que foram substituídas em 1970 por metralhadoras calibre 7,62 mm padrão OTAN.

Versões

As versões se distinguem, sobretudo, pelo armamento utilizado sendo elas conhecidas como:

Panhard EBR (versão 1951) com canhão de 75 mm SA49 torre FL-10 (velocidade do projétil de 600 m/s) com capacidade de 36 munições.

Panhard EBR (versão 1954) com canhão de 75 mm SA50 torre FL-11 (velocidade do projétil de 1000 m/s) com capacidade de 56 munições.

Panhard EBR (versão 1963) com canhão de 90 mm modelo F2 (velocidade do projétil 750 m/s) com capacidade de 43 munições.

Usuários

França

O principal operador deste veículo, o Panhard EBR foi distribuído nas divisões macanizadas. A missão era cobrir as extensas áreas do campo de batalha de forma atencipada as divisões blindadas. Cada veículo poderia realizar, além das missões de reconhecimento, ataques nos flancos e também “proteção ofensiva” repelindo incursões inimigas ou grupos avançados. Essas missões necessitavam de um armamento anti-tanque eficiente para os eventuais encontros.

O Panhard EBR foi extensamente utilizado pelo exército francês até 1980 quando começaram a ser retirados de serviço sendo substituídos pelo AMX 10RC que começaram a entrar em serviço a partir de 1981. Os veículos não convertidos para o padrão F2, com o canhão de 90 mm, foram colocados na reserva a partir de 1964.

Legião Estrangeira

A Legião Estrangeira foi uma das primeira unidades a receber o Blindado de Reconhecimento Panhard EBR. Estes foram muito utilizados na Argélia, mais precisamente no período de 1952 a 1962, e em outros pontos da África até o final dos anos 70.

Portugal

Portugal recebeu ao todo 50 unidades do Panhard EBR em 1959, sendo que pelo menos 21 destes veículos foram enviados para a colônia portuguesa na África, Angola, os demais 29 Panhard EBR permaneceram em Portugal.

Outros operaadores do Panhard EBR foram Indonésia, Mauritania, Marrocos e Tunísia.

Características Técnicas do Panhard EBR

Tripulação: 4 homens
Comprimento: 5,56 m
Largura: 2,42 m
Altura: 2,25 m
Peso: 15.000 kg
Motor: Panhard 12h 6000S de 200 cv a 3700 rpm
Depósito de Combustível: 380 litros
Velocidade Máxima (estrada): 105 km/h
Velocidade Máxima (fora da estrada): 65 km/h
Autonomia: 630 km
Armamento Principal: Canhão SA-49 de 75 mm.
Armamento Secundário: de três a quatro metralhadoras de 7,5 mm.
Blindagem: 19 a 40 mm

Vídeo da miniatura do Panhard EBR

Mais informações sobre o Panhard EBR podem ser encontradas no Wikipedia.

Sobre Adriano Alves

Começou a escrever em blogues em 2009 como convidado e não parou mais. Hoje escreve em quatro blogues, trabalha em uma empresa como Analista de Suporte Técnico e tem como hobby ler, estudar, ouvir música, assistir filmes e seriados e, principalmente, colecionar miniaturas militares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top

Faça parte de nossa lista VIP!

Você quer ser o primeiro a receber nosso conteúdo? Basta cadastrar seu e-mail agora.

Thanks for subscribing. Please check your emailPlease fill in all required fields

Somos Contra SPAM!