" />

Miniaturas de aviões de guerra – Os Caças do Brasil

Um pouco da história do atual quadro da aviação militar brasileira será contada com as miniaturas de aviões de guerra do Brasil. A Força Aérea Brasileira passa por um momento de renovação com alguns aviões chegando e outros aguardando definição para decidir o futuro substituto. Hoje a aviação de caça é constituída pelos aviões Dassault Mirage 2000B/C, Embraer A-1A/B (AMX), Northrop F-5E/F Tiger II e também  Embraer A-29 Super Tucano, que mesmo não sendo um caça a jato  realiza missões de patrulhamento, interceptação e ataque ao longo da fronteira do Brasil.

Quer Fazer Parte de Nossa Lista VIP?
Preencha o formulário ao lado e faça parte de nossa lista VIP e receba as atualizações diretamente no seu e-mail.

Miniaturas de aviões de guerra da aviação de caça do Brasil em escala 1/72.

Miniaturas de aviões de guerra do Brasil

Uma amostra de três importantes miniaturas de aviões de guerra do Brasil em escala 1/72. O A-1A é ligeiramente menor do que os caças Mirage IIIEBR e Mirage 2000B.

Dassault Mirage III

Apesar de não estar mais em operação o Mirage IIIEBR defendeu os céus do Brasil por mais de 30 anos e foi o primeiro avião supersônico da Força Aérea Brasileira. Deveria ter sido substituído por um avião escolhido no programa FX de forma definitiva, mas ao invés disso, foi substituído por um avião provisório. O interessante é que este avião substituto é o seu irmão mais novo, o Dassault Mirage 2000.

O avião em miniatura Mirage IIIEBR apresentando aqui é da coleção Aviões de Combate a jato da editora Planeta DeAgostini. Trata-se de uma miniatura em escala 1/72 produzidas em plástico e metal injetado com impressionante quantidade de detalhes.

A escala 1/72 representa que a miniatura foi feita 72 vezes menor do que o avião real. Para chegarmos a essa conferência algumas medições foram realizadas. O avião em miniatura Mirage IIIEBR esta configurado com 2 mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder e dois tanques subalares.

A coleção de miniaturas de aviões de guerra lançada em algumas cidades teve o Dassault Mirage III da FAB como a primeira miniatura com um preço bem promocional. O que levou muitas pessoas a adquirirem mais de uma miniatura deste avião. Dentro desta coleção de miniaturas de aviões de guerra ainda há um outro Dassault Mirage III da FAB com pintura comemorativa dos 30 anos de serviço. Esta miniatura do Dassault Mirage III da FAB em pintura comemorativa é um brinde para os assinantes da coleção.

Acesse o link abaixo e conheça a história do Dassault Mirage III:

 O avião Dassault Mirage III possui as seguintes medidas:
Altura: 4,5 metros
Comprimento: 15 metros
Envergadura: 8,22 metros
O avião em miniatura Mirage IIIEBR possui as seguintes medidas em centimetros:
Altura: 6,5 cm
Comprimento: 21,00 cm
Envergadura: 11,5 cm
Convertendo as medidas do avião real para a escala 1/72 dividimos cada medida por 72 e convertemos para centímetro, teriamos.
Altura: 4,5 / 72 = 0,0625 x 100 = 6,25 cm
Comprimento: 15 / 72 = 0,208 x 100 = 20,83 cm
Envergadura: 8,22 / 72 = 0,114 x 100 = 11,41 m
Caças do Brasil em miniaturas na escala 1/72.

Miniaturas de aviões de guerra do Brasil Mirage 2000C (F-2000C matrícula 4948) em primeiro plano, do lado direito o Mirage IIIEBR (F-103E 4910) e no lado esquerdo o AMX (A-1A 5540).

Quer receber uma coleção sobre Os Grandes Aviões Militares gratuitamente? Saiba como preenchendo seu e-mail no formulário abaixo.
Quer Fazer Parte de Nossa Lista VIP?
Preencha o formulário ao lado e faça parte de nossa lista VIP e receba as atualizações diretamente no seu e-mail.

Dassault Mirage 2000

O Mirage 2000 foi escolhido para ser o caça do 1° GDA (Grupo de Defesa Aérea) até a chegada do FX definitivo. Assim como seu antecessor também é da família de aviões de asa em delta Dassault. Mas, a compra do avião que deveria ser provisória esta se tornando permanente a medida que o programa FX não define um vencedor.

Conhecido na FAB como F-2000C/D a coleção disponibilizou um Mirage 2000 (matrícula 4948) sem armamentos e com tanques subalares. A camuflagem da miniatura esta em dois tons de cinza e, apesar, da falta dos mísseis a miniatura esta bem detalhada em relação a insignias e identificações gerais que representam o avião.

A editora Planeta DeAgostini relançou a coleção de miniaturas de aviões de guerra em algumas cidades com sequências diferentes. O Dassault Mirage 2000 da FAB foi a 5º miniatura na ordem de entrega para alguns e foi o 3º miniatura para outros. A coleção de miniaturas de aviões de guerra ainda conta com mais dois Dassault Mirage 2000 da Armée de l´Air.

Acesse o link abaixo e conheça a história do Dassault Mirage 2000:

O avião Dassault Mirage 2000 possui as seguintes medidas:
Altura: 5,14 metros
Comprimento: 14,34 metros
Envergadura: 9,13 metros
O avião em miniatura Dassault Mirage 2000B possui as seguintes medidas em centímetros:
Altura 7,5 cm
Comprimento: 20,50 cm
Envergadura: 12,70 cm
Convertendo as medidas do avião real para a escala 1/72:
Altura: 5,14 / 72 = 0,071 x 100 = 7,14 cm
Comprimento: 14,34 / 72 = 0,199 x 100 = 19,92 cm
Envergadura: 9,13 / 72 = 0,126 x 100 = 12,68 cm
Aviões em miniatura da aviação militar brasileira em escala 1/72.

As miniaturas dos aviões de guarra da FAB estão com diferentes padrões de camuflagem, o Mirage IIIE com o padrão em alumínio de quando chegaram da França, o Mirage 2000C com tons azul e cinza e o A-1A em tons de verde e cinza escuro.

Alenia/Aermacchi/Embraer AMX (A-1)

O  A-1 é um avião de ataque podendo realizar missões de combate aéreo contra outros caças em caso de autodefesa.  A Força Aérea Brasileira hoje conta com 53 aviões A-1A/B que estão em processo de modernização para um novo padrão, A-1AM/BM. Após a modernização o A-1AM/BM estará mais compatibilizado com outras aeronaves da fab. Além do Brasil a Itália também opera o A-1 que recebeu a designação de AMX. A Força Aérea Italiana utilizou o AMX em combate em 1999 na intervenção aérea da OTAN contra as forças sérvias.

Para muitos o Embraer A-1 AMX foi um dos mais aguardados na coleção de miniaturas de aviões de guerra da Editora Planeta DeAgostini. Isso porque é um importante avião de guerra da FAB e, principalmente, por ser fabricado por uma empresa brasileira, a Embraer. É fato que o avião foi desenvolvido em conjunto com outras duas empresas aeronáuticas italianas, mas a participação da Embraer no projeto é muito importante.

A miniatura do Embraer A-1 AMX é difícil de ser encontrada em kit para montar, esse também foi um fator que fez com o avião tivesse esse sucesso entre os seguidores da coleção de miniaturas de aviões de guerra.

Acesse o link abaixo e conheça tudo sobre o Embraer A-1 AMX:

Entre todas as miniaturas de aviões de guerra do Brasil o A-1A (AMX) é um dos que mais desperta curiosidade, ente outros detalhes, por ser de fabricação da Embraer. O avião da Alenia/Aermacchi/Embraer possui as seguintes medidas:

Altura: 4,55 metros
Comprimento: 13,55 metros
Envergadura: 9,97 metros

O avião em miniatura A-1A da Força Aérea Brasileira tem as seguintes medidas em centímetros:

Altura: 6 cm
Comprimento: 18,5 cm
Envergadura: 13 cmConvertendo as medidas do A-1 para a escala 1/72.Altura: 4,55 / 72 = 0,063 x 100 = 6,32 cm
Comprimento: 13,55 / 72 = 0,188 x 100 = 18,82 cm
Envergadura: 9,97 / 72 = 0,138 x 100 = 13,85 cm.

As medidas estão praticamente dentro da escala, as diferenças são milimétricas, mostrando o quanto são bem feitas as miniaturas de aviões de guerra dessa coleção.

Sobre Adriano Alves

Começou a escrever em blogues em 2009 como convidado e não parou mais. Hoje escreve em quatro blogues, trabalha em uma empresa como Analista de Suporte Técnico e tem como hobby ler, estudar, ouvir música, assistir filmes e seriados e, principalmente, colecionar miniaturas militares.

15 comentários

  1. OLA…
    TUDO BEM SÓ ESTOU COMESANDO, SÓ TENHO DOIS CAÇAS MAS QUERO COMPRAR MAIS LOGO, MUITO LEGAL ADORO AVIÕES CAÇAS E DEMAIS TIPOS DE AVIÕES DA FORÇA AERA BRASILEIRA.
    VEJO MUITO NA INTERNET TUDO SOBRE OS CAÇAS E FILMES INTERNACIONAIS DE GUERRA COM TODOS TIPOS DE CAÇAS;
    PARABENS PELAS MINIATURAS DOS CAÇAS ADORO MESMO: OY-463 E O F.103E 4910, NO MOMENTO SÓ ESSES DOIS.

  2. ESSAS COMISETAS QUERO TER UMA. O FAÇO,
    DOS CAÇAS

    • José Luiz dos Santos,

      para ter as camisetas ou outro item que tem nos anúncios você clica na imagem e vai ser direcionado para o site da loja, eu não vendo apenas indico. La no site você pode escolher as cores e tem várias estampas de diferentes aviões para escolher.

      Abraço.

  3. Boa Tarde!
    então o preço dos últimos ta muito caro, será que vai abaixar pq. é muito da hora esses caças, sempre gostei de aviões desde do meus 12 anos de idade hj tenho e ainda gosto muito, fala sério né vou comprar o próximo caça blz. fica na paz

    • José Luiz dos Santos,

      o primeiro exemplar é com um preço promocional. Agora o preço que esta nas bancas é o que vai prevalecer.

      Obrigado pelo comentário.

  4. adriano como faço pra comprar essa coleçao de caças separado pois na minha cidade nao tem nas bancas e dai queria saber eu quero comprar toda a coleçao mais eu nao quero assinar. abraço

    • Rafael de Oliveira,

      em algumas cidades não saiu nas bancas mesmo, mas acredito que ainda vá sair. Vejo muitas pessoas comprando pelo Mercado Livre. No Mercado Livre você tem a opção de adquirir a miniatura que quiser e na ordem que desejar.

      Não conheço outra opção sem ser direto pela Editora, nas bancas de jornal ou no Mercado Livre.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraço.

  5. Bom dia Adriano

    Você vende miniaturas dos caças da FAB?
    E por quanto?

    • Alysson,

      tudo bom com você?

      Não vendo, as imagens e os vídeos são de minha coleção pessoal, mas não tenho para vendas.

      Obrigado por comentar no blog.

  6. Olá, excelente site, pena que só conheci agora, senão já estaria aproveitando a muito tempo. Obrigado pela coleção Asas de Guerra, tenho todas as edições em livros, mas queria uma versão digital. Vamos acompanhando semanalmente. Sou aficcionado por WWII, poderia incluir alguns artigos sobre aviões, militaria, etc, desse período. Continue esse belo trabalho. Abraços!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top

Faça parte de nossa lista VIP!

Você quer ser o primeiro a receber nosso conteúdo? Basta cadastrar seu e-mail agora.

Thanks for subscribing. Please check your emailPlease fill in all required fields

Somos Contra SPAM!